Projetos

Os projetos realizados pelo IA estão organizados em cinco áreas temáticas:

Educação para a Inserção Socioprodutiva

Os programas e projetos da área de Educação Profissional e Inserção Socioprodutiva têm o objetivo de contribuir para a causa da empregabilidade juvenil por meio da formação integral e inserção qualificada no mercado formal de trabalho, a permanência e ascensão de jovens e adultos no mundo do trabalho, apoiando na construção dos seus projetos de vida.

 

O ano de 2022 foi de oportunidades, desafios e conquista de novos financiadores para a área. A Lenovo e a Amazon se juntaram ao Instituto Aliança para impulsionar ainda mais a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. O retorno ao formato presencial foi um momento importante de fortalecimento de laços entre educadores e jovens, com todos os cuidados após o período mais restrito da pandemia. O aumento dos índices de inserção de jovens no mercado de trabalho, com proeminência de mulheres, também foi um destaque deste ano.

Direitos Humanos e Participação Social e Política

Os programas e projetos da área de Direitos Humanos, Participação Social e Política objetivam a garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, desenvolvendo ações de prevenção e de enfrentamento às violações de direitos (violência sexual, trabalho infantil, racismo, sexismo etc.); e o atendimento direto a essas pessoas, contribuindo para seu empoderamento e inserção socioprodutiva. A área concentra também a dimensão da incidência política em causas abraçadas pelo Instituto Aliança, participando de espaços estratégicos nos âmbitos local, estadual, nacional e internacional.

 

O ano de 2022 foi de retomada da esperança, com ações que priorizaram o fortalecimento das pessoas, das redes de proteção e dos processos em defesa da garantia de direitos. Foi o ano de conquista de novos apoiadores, como o Instituto Phi e o Governo dos Estados Unidos, e de aprofundamento de relações institucionais com parceiros como a KNH Brasil, a Freedom Fund, a BAMIN e o UNICEF. As ações emergenciais foram desenvolvidas sob os efeitos dos eventos climáticos extremos, a exemplo das chuvas em Recife, no apoio às pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

Incidência em Políticas Públicas de Educação

A área de Incidência em Políticas Públicas de Educação desenvolve e implementa tecnologias educacionais nas redes públicas de ensino, articulando políticas de educação e trabalho para garantir o desenvolvimento integral e integrado de adolescentes e jovens. Por meio de suas ações, projetos e programas, a área tem influência nas práticas educacionais para a adoção de metodologias participativas, que estimulem a autonomia e o protagonismo dos adolescentes e jovens. Com isso, contribui com a melhoria dos indicadores positivos relacionados à educação – aprovação e desempenho – e com a redução dos indicadores negativos, como reprovação e abandono.

Educação para a Saúde, Convivência e Cidadania

A área de Educação para Saúde, Convivência e Cidadania realiza projetos e programas que priorizam a prevenção da violência contra crianças e adolescentes, por meio de um conjunto articulado de ações, como: sensibilização de gestores públicos; formações para o fortalecimento da rede de proteção; construção participativa de fluxos de atendimento e protocolos para implementação da Lei 13.431/17, do Decreto 9.603/18 e de outros marcos legais; formação de profissionais para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes em escolas, organizações da sociedade civil e espaços educativos; formação de multiplicadores para sensibilização de colaboradores de empresas; apoio técnico para a realização de campanhas educativas sobre os temas abordados. Também são desenvolvidas ações específicas voltadas para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Desde 2018, o IA é parceiro técnico do Programa VIA Rede de Proteção, uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do grupo, realizada em colaboração com prefeituras municipais. O Programa tem um ciclo de execução previsto para quatro anos, porém, em decorrência da pandemia, foi estendido para cinco anos em algumas localidades. Em 2022, houve a conclusão das ações em seis municípios, dando início a uma nova fase de avaliação e reestruturação.

Desenvolvimento Comunitário e Geração de Renda

Os projetos da área de Desenvolvimento Comunitário e Geração de Renda do Instituto Aliança têm como foco o estímulo ao desenvolvimento de empreendimentos solidários e criativos para apoiar a famílias, profissionais autônomos e iniciativas a estruturarem e ampliarem a geração de renda, por meio da produção e comercialização de bens e serviços. Oferece também assessoria técnica voltada para organizações parceiras que atuem nos campos da economia circular, criativa e na agricultura familiar. As ações dessa área têm como componentes transversais formação e sensibilização na área de direitos das mulheres e questões de gênero.

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.