Nossa história

Fundado em janeiro de 2002, o Instituto Aliança (IA) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), cuja missão é educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. O Instituto surgiu em decorrência dos significativos resultados alcançados por um programa de desenvolvimento regional implementado pela aliança estratégica estabelecida entre a Fundação Kellog, Instituto Ayrton Senna, Fundação Odebrecht e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O Programa Aliança com o Adolescente pelo Desenvolvimento Sustentável do Nordeste abrangeu 3 macrorregiões localizadas em regiões rurais do Ceará, de Pernambuco e da Bahia. Ao final da experiência, a equipe responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação da iniciativa, fundou o Instituto, na perspectiva de seguir desenvolvendo projetos e programas voltados, especificamente para o desenvolvimento integral e integrado deste público / faixa etária.

Sendo uma organização do século XXI, o IA desde a sua fundação atua em sintonia com as demandas dessa nova era, desenvolvendo e aprimorando metodologias e produtos educacionais; e disseminando um modelo social de gestão focado em resultados, tendo ampliado seu alcance de forma a contribuir com políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens. O IA elegeu a causa da Educação, entendida no seu sentido mais amplo, como foco da sua contribuição social.

No atual contexto, essa decisão pela Educação mais do que nunca, afirma-se como acertada e incontestável. Ao seguir esse percurso, o Instituto Aliança se consolida como uma instituição referência na educação e desenvolvimento de pessoas, comunidades e organizações, coerente com o proposto na sua Missão. O investimento na produção de conhecimento e a sistematização de experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas, concretiza a sua visão e missão.

Em 2022, o Instituto Aliança contou com 22 parceiros financiadores que investiram em 25 programas e projetos. Em 107 municípios de onze estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 299.882 pessoas diretamente, com 98,5% dos atendimentos na Região Nordeste do Brasil.

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.