Com. Direitos

 

O Com.Direitos engloba ações articuladas e integradas visando ao enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes (ESCCA) do Recife (PE). Integra uma plataforma de parceiros coordenada pela Freedom Fund.

As ações do Instituto Aliança contemplam a formação e inserção socioprodutiva de adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social – uma forma de enfrentar a exploração sexual. Além disso, forma profissionais da Rede de Proteção para a qualificação dos serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.


O programa formou duas turmas que atuam diretamente com adolescentes em situação de risco e sobreviventes da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes (ESCCA). Formou, ainda, gestores e profissionais da rede do Recife com foco em Estratégias de Prevenção e Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes sobreviventes da ESCCA. Realizou a primeira etapa de uma formação inovadora, sobre Metodologias Informadas Sobre o Trauma, qualificando os atendimentos de 12 serviços da Rede de Proteção.

Um dos destaques foi a realização do primeiro evento de entrega do selo “Empresa Comprometida, Aprendizagem Com.Direitos”, um reconhecimento às instituições públicas, empresas privadas e entidades formadoras pela adesão e compromisso com a Lei de Aprendizagem - validada pelos parceiros do projeto, Ministério do Trabalho, governos do Estado e do Município, organizações sociais e empresas.

Com.Direitos em números

  • 64 adolescentes matriculadas, sendo 52 concluintes e com autoestima fortalecida e com maior consciência sobre autocuidado;
  • 200 horas de formação integral e integrada de duas turmas, concluídas em formato
  • 100% das situações de alta vulnerabilidade vivenciadas pelas adolescentes foram identificadas e encaminhadas para a Rede de Proteção a partir das necessidades apontadas no diagnóstico inicial e acompanhamento
  • 90% das adolescentes atendidas no ano de 2023 foram inseridas no mundo do trabalho;
  • 146 profissionais participantes marcaram presença nos três ciclos do Curso de Formação de Profissionais;
  • 23 instituições públicas e privadas foram sensibilizadas e se comprometeram com o cumprimento da cota de aprendizagem;
  • 115 adolescentes e jovens em risco e/ou sobreviventes da ESCCA foram identificadas e atendidas pela Rede de Proteção, a partir do Com.Direitos, com melhoria dos serviços de atendimento.

Galeria de imagens

Atividades 2022
Atividades 2021

Vídeos

Vídeos do Canal

1 Vídeos

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.