Com. Direitos

 

O Com.Direitos integra uma plataforma de parceiros coordenada pela Freedom Fund, todos com ações articuladas e integradas visando ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes de Recife-PE. As ações do Instituto Aliança buscam preencher lacunas ainda existentes no campo do enfrentamento à exploração sexual, contemplando a formação e inserção socioprodutiva de adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social e a formação dos profissionais da Rede de Proteção para a qualificação dos serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

O Instituto Aliança foi o responsável pelas ações de inserção socioprodutiva das adolescentes, tendo como parceiro financiador a The Freedom Fund. O parceiro certificador foi a Universidade Estadual do Ceará e o parceiro local, a Prefeitura Municipal do Recife.

 

Em 2022, o projeto finalizou a etapa piloto e iniciou novo ciclo de 2 anos, ampliando seu escopo em mais quatro edições com atuação junto a adolescentes e profissionais, para a qualificação dos serviços de atendimento, aumentando o número de adolescentes diretamente alcançados pelas ações do projeto. O maior resultado do projeto piloto, além da renovação das ações por mais 2 anos, foi a criação do Aprendiz Com.Direitos Cultura, uma iniciativa inédita no Brasil, que envolveu parceiros locais com foco em um Programa de Aprendizagem para adolescentes em situação de alta vulnerabilidade, com uma formação atrativa e criativa.

Outros resultados foram também significativos, a exemplo do fortalecimento da autoestima das adolescentes, com maior consciência e atitudes de autocuidado, o apoio das famílias e o aumento da confiança no projeto. O Instituto Aliança integrou a Rede de Proteção de Recife e contribuiu para a qualificação dos serviços de atendimento, com a formação dos profissionais. Articulou o ingresso na Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDICA) de Recife.

  • 50 adolescentes com autoestima fortalecida e com maior consciência do autocuidado;
  • 200 horas de formação integral e integrada concluídas, em formato presencial;
  • 100% dos adolescentes encaminhados para a rede de proteção, a partir das necessidades apontadas no diagnóstico inicial;
  • 75% das adolescentes atendidas na turma piloto inseridas no mundo do trabalho;
  • Acompanhamento de 15 adolescentes do Piloto no Aprendiz Com.Direitos Cultura;
  • 100 profissionais participantes do Módulo 1 do Curso de Formação de Profissionais;
  • 190 adolescentes atendidos nos serviços pelos profissionais da Rede de Proteção.

Galeria de imagens

Atividades 2021

Vídeos

Vídeos do Canal

1 Vídeos

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.