- O Projeto
- Resultados 2022
- Parceiros Regionais
O projeto Conectividade tem como objetivo apoiar estudantes adolescentes entre 12 e 16 anos do bairro de Valéria, em Salvador-BA, em ações de protagonismo dentro das suas escolas, tendo como princípio norteador o acesso ao conhecimento humanizado e ao processo de inclusão digital. Além disso, o projeto objetiva a realização de formação integral de adolescentes com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais e digitais, com doação de equipamento tecnológico e a garantia do acesso planejado e estratégico à internet.
Um dos destaques de 2022 foi a criação de protótipos pelos adolescentes, via metodologia ativa do Design Thinking, adaptada pelo IA, aplicado ao ambiente escolar, com foco na promoção de uma adolescência protegida, protagonista e conectada com a realidade pessoal e dos grupos estudantis.
O envolvimento das famílias dos adolescentes em atividades do projeto, todas reconhecendo a importância de ações positivas e afirmativas com adolescentes da região, pois lidam com a ausência de políticas públicas voltadas para este público, foi um dos pontos fundamentais do Conectividade.
A doação de celulares com acesso à internet, os kits pedagógicos e outras condições proporcionadas pelo projeto foram estruturantes, como lanche, uniforme e kit covid, e tiveram um papel importante para a criação de um clima de trabalho baseado na dignidade e na inclusão efetiva de adolescentes.
180 adolescentes participantes
99% autodeclarados pardos e pretos e 1% indígena
20 ações coletivas desenvolvidas pelos adolescentes, utilizando a metodologia do Design Thinking
99% de adolescentes concluintes
Iniciativa:
Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF)
Parceria:
Capgemini
Parceiros locais:
Escola Municipal São Francisco de Assis e Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Parceiro estratégico:
Universidade Estadual do Ceará (UECE)