Metodologia

O Instituto Aliança trabalha com tecnologias educacionais e sociais, planejadas para atingir escala e se transformarem em políticas públicas. Ao mesmo tempo, promove a formação dos atores locais para que assumam, em médio e longo prazos, a continuidade do processo de desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades nos territórios onde o IA atuou ou atua. Direciona sua intervenção no desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias e produtos educacionais, disseminando um modelo de gestão social focado em resultados como forma de contribuir com políticas públicas dirigidas aos jovens e suas famílias.

Diferencial

O foco no desenvolvimento de competências socioemocionais aliado à construção do projeto de vida é o principal diferencial da metodologia do Instituto Aliança. Não são poucos os depoimentos do público atendido diretamente sobre como essa combinação mudou a vida deles para sempre.

Orientado, inicialmente, pelos pilares definidos por Jacques Delors no Relatório “Educação um Tesouro a Descobrir” (UNESCO, 1999), e mais recentemente na Teoria das Big Fives, que propõe o desenvolvimento das socioemocionais em cinco macrodimensões,  com suas facetas específicas, a saber: Autogestão, Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Engajamento com o Outro e Resiliência Emocional o IA busca complementar o processo educativo com os públicos atendidos – voltado para o “aprender a ser, a conviver, a fazer e a aprender”. Este processo tem como eixo a identidade, a autoeficácia (crença que é possível) e o projeto de vida.

Como resultado, as crianças, adolescentes, jovens, mulheres, profissionais, educadores e públicos atendidos que passam pelos projetos e programas do Instituto Aliança se destacam em diversos ambientes por sua capacidade de expressão, análise, atuação em grupo e reconhecimento dos seus próprios potenciais e desafios.

Pressupostos Metodológicos

  • Pedagogia por projetos – ferramenta que possibilita a construção e sistematização de conhecimentos, em função de um desejo de intervenção social e produtiva, que ressignifica e instrumentaliza seus aprendizados por meio da execução de um projeto.
  • Ritos de passagem – marcam, simbolicamente, o cumprimento de etapas, valorizando as conquistas pessoais e coletivas.
  • Interdimensionalidade – as diversas dimensões da vida (razão, emoção, corporeidade e transcendência) fazem parte da nossa metodologia, que procura recuperar ou instaurar formas diversas de expressão, de reflexão e de produção de riquezas morais e materiais.
  • Participação e problematização – ao mesmo tempo, base e mola propulsora para a construção coletiva de saberes e conhecimentos, partindo das realidades vividas, num processo ascendente e ampliado de trocas que levará sempre a novas descobertas.
  • Metodologia participativa – todos participam da construção coletiva dos processos educativos.
  • Educação pela pesquisa – possibilita o envolvimento crítico com a realidade atual ou desejada, a partir do levantamento de dados e informações.

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.