RefazendoSonhos

 

O projeto #RefazendoSonhos 2.0 prevê ações integradas junto aos adolescentes, egressos, familiares, ONGs locais e profissionais de diversas áreas, originando um movimento e uma rede voltados à proteção infantojuvenil e ao enfrentamento da violência sexual, com foco na criação de instâncias estratégicas para ações sustentáveis no município de Simões Filho-BA.

 

A partir de abril de 2022, foi iniciada a segunda etapa do projeto #RefazendoSonhos 2.0, com previsão de término para março de 2026, em continuidade às ações em Simões Filho-BA. As novas estratégias foram articuladas e definidas a partir de uma avaliação com a participação de atores locais, partindo da crença de que “crianças e adolescentes protegidos estão menos expostos à violência sexual”.

A retomada das ações presenciais com os diversos públicos atendidos, especialmente o núcleo de teatro, o observatório responsável pelo monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (PMEVSCA) e a realização, com adolescentes, do evento Juventude na Área (JNA), foram os destaques de 2022, assim como a ampliação de saberes na comunidade, principalmente sobre o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), e maior envolvimento dos adolescentes com a escola. As famílias foram orientadas sobre as ações de violência, proteção e atitudes positivas para lidar com as questões intrafamiliares, principalmente com seus filhos.

  • 54.646 pessoas alcançadas diretamente por ações dos adolescentes;
  • 603 pessoas diretamente atendidas (entre filhos/as, marido/mulher, companheiros/as e/ou outros parentescos);
  • 92% dos novos adolescentes concluíram a formação, sendo que
  • 78% dos adolescentes concluintes foram certificados pela UECE;
  • 50 profissionais da Rede de Proteção participaram do curso “Estratégias de prevenção e atendimento à violência sexual contra crianças e adolescentes com foco na implementação da Lei 13.431/2017”:
  • 40 profissionais da Rede de Proteção concluíram a formação, sendo que
  • 46% dos profissionais concluintes foram certificados;
  • 26 conselheiros participaram do curso “Formação dos conselheiros dos direitos das crianças e adolescentes e conselheiros tutelares''.

 


Parceiro financiador:

KNH  

Parceiros locais:

Prefeitura de Simões Filho

Paróquia São Miguel de Cotegipe

Parceiro estratégico:

Euzaria

Parceiro certificador

Universidade Estadual do Ceará (UECE) 

Galeria de imagens

Entrega de Kits | 2º sementre de 2021
Peça “Paraíso” | 2019

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.