- O Projeto
- Resultados 2023
- Parceiros
O Redes para o Futuro foi criado em 2020 no município de Lauro de Freitas (BA), fruto de uma parceria entre o Instituto Aliança e o Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina.
Tem como foco a formação profissional e a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho no setor de logística. A capacitação acontece preferencialmente nas imediações dos centros de distribuição da empresa na América Latina.
Ao longo do percurso do programa, mais de 1000 jovens foram certificados na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
A edição do Redes para o Futuro de 2023, em parceria com o Mercado Livre, teve uma adaptação na metodologia para possibilitar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e o público 40+.
Os participantes se dedicaram a 200 horas de desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades logísticas. Todos ingressaram de imediato na operação do Mercado Livre, que é a maior da América Latina na área de fulfillment – equipada para armazenar e gerenciar o estoque dos lojistas virtuais, que são desde pequenas empresas a grandes indústrias que vendem dentro da plataforma da companhia.
A edição de 2023 foi uma iniciativa piloto e as aprendizagens geradas têm servido de reflexão para aprimoramentos e novas adaptações neste e em outros projetos.
Redes para o Futuro em Números
- 525 inscritos no programa;
- 30 alunos foram matriculados e 29 concluíram a formação;
- 100% receberam o certificado
- 100% dos alunos certificados foram inseridos no Mercado Livre;
- 120 pessoas foram beneficiadas indiretamente pelo Redes para o Futuro;
- 1 metodologia foi adaptada para atendimento a Pessoas com Deficiência e público 40+ para atividades presenciais;
- 1 plataforma de ensino a distância foi desenvolvida com vídeos e atividades adaptadas para atendimento ao público da edição 2023.