- O Projeto
- Resultados 2023
- Parceiros
O “Na Real” é um programa implementado no Brasil desde 2019 pelo Instituto Aliança e integra a iniciativa global Smashed, criada pela organização britânica Collingwood Learning. Está presente em 38 países e tem como meta alcançar 10 milhões de adolescentes até 2030.
O Programa utiliza a linguagem da arte em duas vertentes pedagógicas: uma peça de teatro com formato inovador e linguagem acessível e um curta-metragem on-line com trilhas de aprendizagem interativas. Ambos são exibidos gratuitamente em escolas e outros espaços educacionais seguidos de debates com os adolescentes para provocar reflexão e escolhas conscientes acerca do não consumo de álcool. Adicionalmente, no Brasil, o programa oferece uma vertente de formação de professores e técnicos para aplicação da metodologia e conteúdo de forma transversal ou complementar em currículos escolares/programas educativos voltados para adolescentes.
O programa Na Real teve início em 2019 e, desde então, já impactou quase um milhão de espectadores. Em 2023, teve um público 111% maior do que o registrado em 2022: 474.335 adolescentes.
Nos demais países, o programa, conhecido como Smashed, obteve no ano fiscal F23 (de julho de 2022 a junho de 2023) 12 premiações de oito organizações. Elas reconheceram a qualidade da experiência de aprendizado que apresenta, a criatividade de sua abordagem imersiva e de storytelling, bem como aspectos referentes à inovação e tecnologia digital. Os parceiros da América Latina e Caribe atuaram em 11 países.
Na Real em números
- 95 municípios receberam o programa;
- 474.335 adolescentes impactados com as versões on-line e ao vivo;
- 13.607 adultos acompanharam as versões on-line e ao vivo;
- 72 organizações aliadas, sendo 39 governamentais;
- 142 escolas da Secretaria de Educação do Ceará e 69 da Secretaria de Educação de Pernambuco adotaram a disciplina eletiva Educação para Boas Escolhas;
- 47.701 espectadores participaram do processo avaliativo do Programa;
- 75% dos adolescentes relataram mudanças na postura entre os jovens que responderam à avaliação pós-teste.
Parceiro financiador:
Parceiros locais:
Entidades públicas e privadas que possam abrir as portas de escolas, ONGs, centros culturais e da juventude.
Parceiros estratégicos:
Secretaria da Educação do Ceará
Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação do Ceará (CREDEs)
Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Secretaria de Prevenção à Violência e Drogas de Pernambuco
Secretaria de Segurança Urbana do Recife Secretaria de Educação do Distrito Federal Secretaria Municipal de Feira de Santana (BA) Secretaria de Educação do Estado da Paraíba