Boca de Brasa

Escola Criativa

 

O Projeto de Assessoria Técnica à Escola Criativa Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador (BA) por meio da e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e pela Fundação Gregório de Matos (FGM) - órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), que tem como finalidade formular e executar a política cultural do município de Salvador - que integra o Programa Boca de Brasa.

O Instituto Aliança realiza apoio à equipe no desenho, elaboração, sistematização e monitoramento pedagógico da metodologia, além da implementação da Escola Criativa Boca de Brasa em quatro polos da capital baiana. São eles: Subúrbio/Ilhas, Valéria, Cidade Baixa e Centro/Brotas, os chamados Polos Criativos Boca de Brasa. Neles são promovidas atividades de formação, produção e articulação cultural que repercutem diretamente junto à comunidade local.

As ações do projeto Escola Criativa Boca de Brasa foram iniciadas em junho de 2022, consolidadas em 2023 e terão ampliação em 2024. Em 2023, ficou evidente a consolidação desta política pública cultural alinhada tanto com as diretrizes do Plano Municipal de Cultura como com o planejamento estratégico da FGM. Isto só foi possível graças à sinergia técnica e pedagógica dos parceiros, identificação de objetivos e metas prioritárias e o monitoramento da implementação da ECBB. Foram feitos, ainda, ajustes necessários para os pólos de 2024, em estreita articulação entre as equipes do Instituto Aliança e da FGM.

A metodologia técnico-pedagógica sistematizada contemplou as três dimensões da cultura definidas nos marcos estratégicos da Política Municipal: simbólica, cidadã e econômica. A implementação nos quatro pólos se deu num processo dialógico, que levou a adequações do novo edital realizado em 2023 para implementação em 2024 fortalecendo e ampliando essa importante e estratégica dimensão econômica da cidade do Salvador - que respira cultura e arte aliada às dimensões do empreendedorismo e da economia criativa.

 

Boca de Brasa em números

  • 4 organizações parceiras selecionadas pela FGM, em edital aberto (ICEAFRO, Conexões Criativas, Pontos Diversos e NUBAS), acompanhadas e monitoradas ao longo de toda implementação da Escola Criativa Boca de Brasa;
  • 19 profissionais das organizações foram acompanhados e monitorados ao longo da implementação;
  • 32 horas de reuniões individuais de monitoramento realizadas com as organizações;
  • 44 horas de reuniões coletivas de monitoramento com as organizações;
  • 17 iniciativas culturais e criativas monitoradas ao longo do processo;
  • 506 pessoas beneficiadas indiretamente com o projeto;
  • 3 materiais desenvolvidos: Projeto Político-Pedagógico, Encarte de Monitoramento - ambos revisados e aprimorados com base na implementação de 2023, e o Anexo com orientações pedagógicas e detalhamento da metodologia para composição do edital de seleção das instituições para a implementação em 2024.

Galeria de imagens

Atividades em 2023

Galeria de imagens

Atividades em 2022

Vídeos

Vídeos do Canal

1 Vídeos

Cadastre-se e receba nosso boletim

    Para o topo






      Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.