Escola Criativa Boca de Brasa: IA apoia ampliação da Escola em 7 polos de Salvador e intensifica formação continuada

 
 
 

Dellen Azevedo, atriz e idealizadora do espetáculo “Do(r) de mãe”. Segunda etapa da seleção do Programa 3, Acelera Boca de Brasa, realizada no Espaço Cultural Boca de Brasa, Subúrbio 360. Processo seletivo do Acelera Boca de Brasa, que contou com a presença de 30 participantes – destas, 15 foram selecionadas. Participantes do curso de Contrarregragem atentos às orientações do educador Leno Sacramento.


A parceria do Instituto Aliança (IA) com a Fundação Gregório de Mattos (FGM) para a concretização da Escola Criativa Boca de Brasa (ECBB), em Salvador, segue rendendo bons frutos. A Escola inicia o seu segundo ano de atuação com muitos aprendizados e o desafio de ampliar as suas ações para 07 Polos Criativos em 2024 – uma marca significativa pela abrangência dos territórios contemplados. A ampliação começou com a implementação dos polos nos bairros Federação, Itapuã, Cajazeiras, Subúrbio/Ilhas, Centro/Brotas, Valéria e Cidade Baixa. Destaque também para o investimento na formação continuada da equipe a partir de encontros mensais para atualização de conhecimentos, autoavaliação e desenho de outros horizontes pedagógicos.

O IA contribui com a Escola Criativa oferecendo assessoria técnica que contempla o auxílio na implementação, monitoramento e avaliação da metodologia educacional da ECBB. “A assessoria técnica desenvolvida pelo Instituto Aliança confere à ECBB o pensamento pedagógico e metodológico necessário à implementação das ações de formação. Em conjunto com a equipe da FGM, o IA apoia na execução dos programas formativos nas organizações parceiras, que executam a metodologia, e nas organizações acolhedoras, que recebem as ações das escolas”, explicou a Gerente de Espaços Culturais da FGM, Manuela Sena.

Momento inicial do laboratório de Identidades e Relações de Grupo na ECBB, polo Malê.

 

Laboratório de Identidades e Relações de Grupo na ECBB, polo Malê.

 

Atividade sobre Saberes Comunitários, realizada no laboratório de Identidades e Relações de Grupo, na ECBB, também no polo Malê.


A Escola Criativa Boca de Brasa tem a missão de promover a arte, a cultura e a economia criativa na perspectiva da valorização das identidades dos sujeitos, da inovação e do desenvolvimento pessoal, social, cultural, econômico e político, colaborando na implementação de uma política pública de cultura nas comunidades. A realização da Escola Criativa Boca de Brasa em 2024 envolve duas organizações parceiras: ICEAFRO e Conexões Criativas.

Segundo a coordenadora técnica de Monitoramento, Mariah Oliveira, o destaque para 2024 é ampliação dessa atuação:“O Instituto Aliança fica muito feliz em poder contribuir com esse trabalho atuando na assessoria técnica e pedagógica na FGM e organizações parceiras que implementam a metodologia. Neste ano, a atuação do IA também se amplia, apoiando de forma mais intensa e sistemática a implementação da metodologia dos diferentes programas de formação. Temos certeza de que todos esses fatores tornarão a Escola uma experiência exitosa de implementação de política pública nas áreas da arte, cultura e economia criativa em 2024!”.

 

Atividade realizada no Gantois, laboratório de Música Percussiva, com o educador José Izquierdo.

 

Atividade de Identidades, trabalhando memórias com a educadora Lindinalva Barbosa.

 

Atividade de Identidades, realizada com a educadora Arilma Soares, no Centro Comunitário Mãe Carmem, no Gantois.

 

Participantes atentos à aula de gastronomia, que mistura saberes, sabores e fazeres.

Ampliação de polos – O Programa 2 (Incubação de Iniciativas Criativas e Culturais) está sendo implementado pelo Instituto ICEAFRO em dois polos na capital baiana: um no Centro Comunitário Mãe Carmem, no Terreiro do Gantois, localizado no bairro da Federação, e o outro na sede do bloco afro Malê Debalê, no bairro de Itapuã. O programa visa fortalecer e consolidar as potências das periferias, através de iniciativas artístico-culturais já existentes nos territórios contemplados pelo projeto. Após a Aula Inaugural, ambos os polos já realizaram o Percurso Formativo Básico com os laboratórios de Identidades e Relações de Grupo e Mídias Sociais. 

“Eu estou sem palavras para descrever a equipe do Instituto Aliança, porque é satisfatório o acompanhamento semanal da instituição. A vivência com o Instituto, os feedbacks que recebemos são muito bons, de extrema importância. O trabalho de assessoria do IA prestado à Escola Criativa Boca de Brasa - Polo Malê tem sido uma vivência surreal”, celebrou a vice-presidente do bloco afro Malê Debalê e educadora-supervisora na ECBB, Bárbara Vidal.

Atualmente, está sendo ofertado aos participantes das organizações parceiras os laboratórios do Percurso Formativo Específico. No Polo Gantois, ocorrem as aulas de Audiovisual e Fotografia; Música Percussiva e Gastronomia, enquanto no polo Malê as aulas ofertadas são de Dança Afro, Música Percussiva e Turismo Cultural e Comunitário, com educadores/as que possuem vasta experiência em suas respectivas áreas profissionais. Em cada um desses polos, o Instituto Aliança possui uma Assessoria Técnico-Pedagógica que realiza acompanhamentos semanais, de forma presencial, apoiando na implementação da metodologia ECBB, realizando escuta ativa, dialogando com os/as educadores/as, sanando dúvidas e orientando os processos. 

Já o Programa 3 (Aceleração de Iniciativas Criativas e Culturais) é conduzido pela Associação Conexões Criativas em cinco polos, cujo objetivo consiste no fortalecimento e capacitação, baseado no princípio de parcerias e estratégias para sustentabilidade das iniciativas artístico-culturais. Foram contempladas 15 iniciativas das prefeituras-bairro, sendo duas em Cajazeiras, três no Subúrbio/Ilhas, cinco no Centro/Brotas, duas em Valéria e três na Cidade Baixa. Nesse programa, são trabalhadas iniciativas de diversas linguagens artísticas e práticas culturais, tais como: coletivos de arte urbana, trancistas, companhias de teatro, stand-up, cantores, balé e poetas.

Após a seleção das iniciativas e da realização da Aula Inaugural, o primeiro laboratório Socioemocional foi oferecido pelo Conexões Criativas, com a oficina de Honestidade Artística mediada por Neto Machado. Segundo a coordenadora pedagógica do Conexões Criativas, Larissa Lacerda, a metodologia aplicada na seleção das iniciativas para o Programa Acelera Boca de Brasa foi elaborada objetivando todo o processo como parte de uma formação. “A proposta foi de que as iniciativas pudessem, para além de fazer uma seleção, ter um espaço de estímulo, trocas, aprimoramento e autoconhecimento. Na primeira etapa, ofertamos 50 vagas de mentorias para colaborar com a elaboração dos projetos, com mobilizadoras facilitadoras para incentivar as iniciativas a participarem da convocatória, bem como qualificar a escrita das propostas. Na segunda etapa, as práticas pedagógicas desenvolvidas almejaram suscitar a autorreflexão e criação de cenários possíveis para realização de seus próprios projetos”, explicou a coordenadora. 

 

Atividade de Identidades, realizada com a educadora Arilma Soares, no Centro Comunitário Mãe Carmem, também no Gantois.

 

Anelim, artista versátil atuando como trançadeira, gestora de negócios, pesquisadora e mentora de trancistas.

 

Participante do Programa 3, Andrezza Santos, da iniciativa Força Secreta de Quem Sai, licenciada em música e com raízes em Uauá, interior da Bahia.

 

O Coletivo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), contemplado para o Programa 3, que será realizado pela Associação Conexões Criativas.

Formação continuada – Os Encontros de Formação Continuada ECBB estão previstos para acontecer mensalmente, no decorrer do projeto, com as coordenações, gestores das organizações acolhedoras, integrantes da FGM, educadores e mentores das organizações parceiras, trazendo em cada uma dessas reuniões temas que são identificados durante os acompanhamentos e temáticas oriundas de demandas sociais que necessitem ser discutidas no contexto da ECBB. A formação possibilita a atualização de conhecimentos, desenvolvimento de competências, reflexão crítica, autoavaliação, adoção de novas condutas e viabilização de outros horizontes pedagógicos.   

“Além do acompanhamento das organizações parceiras da FGM, o IA também desenvolve formações continuadas para os profissionais envolvidos nas diferentes etapas do processo de implementação da ECBB. Os encontros de formação têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências pelos gestores, educadores, mentores e equipe de apoio, necessárias para o fortalecimento e  qualificação das ações previstas no PPP da ECBB”, reforçou a coordenadora pedagógica do IA nas ações da ECBB, Eró Santos.

Em maio, a formação ocorreu no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, através da atividade intitulada “Com.Posição de Subjetividades: Racialidades, Gêneros, Sexualidades e Transgeneridade - Interseccionalizando a Educação”, mediada por Bruno Santana e Dedê Fatumma, educadores, pesquisadores e artistas LGBTQIAPN+. Através de momentos impactantes e criativos, os educadores discutiram sobre diversidade, subjetividades, inclusão e acolhimento de participantes, cujas corporalidades se constituem como dissidentes – considerados corpos que também se posicionam a partir das marcas e memórias históricas, com a compreensão de sujeitos que são constituídos nas lutas políticas marcadas por violências ou exclusões, uma vivência que abre caminhos para mudanças de mentalidade e comportamentos. A condução se deu de forma vivencial, e todos os participantes foram provocados a sentir os fatos narrados pelos educadores. 

Momento de reflexão com todos a partir da declamação de um poema-performance por Dedê Fatumma.

 

Dedê Fatumma, lésbica, percussionista, poeta, escritora e mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo.

 

Bruno Santana apresentando um pouco da sua história e do quanto a sua existência contraria as estatísticas, sobretudo em espaços hegemônicos.

 

Bruno Santana, professor e pesquisador, licenciado em Educação Física, transativista pelo coletivo Transbatukada, Fórum Trans da Bahia e Manifesta Coletiva.

 

Discussão permeada por debates sobre Gênero e Raça.

Foto oficial da formação continuada.


Saiba mais – A ECBB é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão gestor das políticas culturais municipais, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC). Desde 2023, o IA presta assessoria técnica à Fundação para implementação da metodologia ECBB, incluindo a elaboração dos documentos referenciais e do edital que contratou as organizações que participam do projeto atualmente.  

 
 
 
 

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