Programa Rotas e Travessias disponibiliza 800 vagas de formação, para os próximos dois anos

 
 
 
As jovens Ester Santos e Aila Jesus, do Rotas e Travessias em Salvador, com a camiseta do programa. Na sede do Instituto Aliança, em Salvador, Maíssa Mendes, do Rotas-BA, animada ao se reunir com os colegas de curso. Karina Santana da Silva, de São Paulo, faz parte da nova turma. A equipe do programa em Salvador com a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, ao centro. As coordenadoras pedagógicas da área de Educação e Empregabilidade, Roberta Albuquerque e Lucilli Parolini com a jovem Feliciana Matomene Mpaka Kiawa.


O Programa Rotas e Travessias iniciou novo ciclo para 2024/25, com a oferta de 800 vagas, que serão distribuídas ao longo de dois anos e contemplarão jovens residentes em 14 cidades da Bahia e de São Paulo. As atividades de boas-vindas e entrega dos kits pedagógicos para os 107 jovens selecionados para a turma 1 aconteceram no mês de abril nas cidades de Teixeira de Freitas e Salvador (BA) e em São Paulo (SP) e foram marcadas por muita alegria e expectativas positivas.

A entrega dos kits pedagógicos é um ritual de chegada em que cada jovem recebe o equipamento e um chip para auxiliar no acompanhamento das aulas – que acontecem em formato híbrido – e para garantir que possam aproveitar ao máximo as aulas e atividades. No fim da formação, todos devolvem os tablets para que os próximos participantes também possam usufruir do equipamento. Esse momento inicial também é marcado pela entrega de uma carta especialmente para cada jovem, simbolizando o olhar individualizado e atento que a equipe tem por cada um.

Para a coordenadora local do Rotas em Salvador, Ingrid Pedrett, conhecer presencialmente os jovens da Turma 1 do Rotas 2024 foi muito significativo: “Nesse dia, a entrega dos tablets com acesso à internet garantiu que todos os jovens pudessem, de forma igualitária, acessar as oficinas, plataformas, campus e formulários. A gente via o brilho no olhar e o sorriso do jovem ao receber a caixa, e isso é impagável”.

A educadora Rafaela Figueiredo, do Rotas Salvador, reforçou a importância desse momento inicial da formação: “Esse rito de passagem de entrega do kit marca o momento em que os jovens recebem e vestem a camisa do Rotas e Travessias, comprometendo-se simbolicamente a se dedicarem aos conhecimentos e experiências propostas ao longo da trajetória de três meses”. Rafaela também destacou o sentimento de pertencimento dos jovens: “No momento da entrega dos kits, foi possível perceber em cada um o sentimento de pertencimento e a motivação para dar o melhor de si na formação, sabendo que possuem o apoio necessário nessa caminhada e com a certeza de que essa experiência será a base para a construção de suas carreiras e transformação de seus futuros”.

Salvador – O encontro de Salvador aconteceu no dia 19 de abril, no auditório do Instituto Aliança (IA), e reuniu os jovens e a equipe local, coordenada por Ingrid Pedrett. Também participaram desse momento de acolhida a coordenadora nacional de inserção, Bárbara Pereira, além da educadora Rafaela e da assistente administrativa Adriana Moura.

“O encontro presencial foi simplesmente sensacional! A equipe nos recebeu de braços abertos, criando um ambiente superacolhedor desde o início. As dinâmicas do barco e dos balões foram bastante reflexivas e fizeram também com que eu pudesse me aproximar de alguns colegas do curso. E quando recebemos os tablets, foi como se eu estivesse recebendo uma possibilidade de poder acompanhar melhor o curso, como se vocês estivessem dando uma chance para os jovens que não tem condições de comprar um”, descreveu o jovem Maicon Victor Santos Cerqueira.

 

A educadora Rafaela Figueiredo conversa com os jovens da Bahia.

 

A diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, vibra com o novo programa, ao lado da aluna Isabel Novais.


 

Paloma de Jesus recebe o abraço da coordenadora nacional de inserção, Bárbara Pereira.

 

Jovens reunidos leem a cartinha personalizada que recebem acompanhada do kit.


 

A dinâmica dos balões desenvolve nos jovens a colaboração e o senso de trabalho em equipe.

 

Hora de estabelecer conexões, encontrar afinidades e desenvolver todo o potencial individual e coletivo.


Os jovens do Rotas e Travessias em Salvador vibram com o início da jornada com a equipe, coordenada por Ingrid Pedrett, e acompanhados da diretora do IA, Adenil Vieira, e da coordenadora nacional de inserção, Bárbara Pereira.

São Paulo – Em São Paulo, os participantes e a equipe, que tem a coordenação local de Lucilli Parolini, reuniram-se no dia 24 de abril, na sede do Instituto Singularidades. A jovem Larissa Teixeira dos Santos não esperava receber um tablet e um chip com internet para fazer o curso e partilhou a sua surpresa: “Isso me ajudou muito porque estudar pelo celular ficaria bem difícil. Com o tablet posso assistir às aulas e fazer as atividades com facilidade sem me preocupar se vou ter internet. Eu agradeço muito por essa oportunidade: além do encontro ter sido maravilhoso, a formação está me ensinando e me apoiando no meu desenvolvimento profissional”, disse a jovem, que no mesmo dia publicou um vídeo em seu perfil no Instagram mostrando a sala de aula, a camiseta e o tablet e convocando seus seguidores a também participarem do curso.

 

Pablo Ruan e Karina Santana da Silva, do Rotas em São Paulo, fazem a atividade do barquinho de papel e acompanham sua transformação em camiseta.

 

A jovem Larissa Teixeira conversa com a educadora Gabriela Moreira.


 

Mais importante do que ter habilidade manual para fazer o barquinho é entender o sentido da travessia.

 

O jovem Ítalo da Silva Lima recebe o tablet da coordenadora do Rotas em São Paulo, Lucilli Parolini.


 

Os colegas do Rotas-SP Feliciana, Kawan André Miranda Camillo e Karina da Silva.

 

Uma turma motivada a desenvolver seu próprio potencial para conquistar sonhos e realizar projetos.



Jovens e equipe do Rotas e Travessias com a coordenadora pedagógica setorial, Roberta Albuquerque, em encontro presencial no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Teixeira de Freitas – O encontro presencial em Teixeira de Freitas, cidade do sul da Bahia para onde o IA retorna depois de ter atuado alguns anos antes, foi realizado no dia 26 de abril, no Jacarandá Palace Hotel. Além dos jovens, da coordenadora nacional de Inserção Bárbara Pereira e da educadora Rafaela Figueiredo, também estiveram presentes a equipe da Suzano, cofinanciadora do Programa Rotas e Travessias com a Z Zurich Foundation. Entre os representantes da Suzano, estavam André Roberto Becher, gerente de Sustentabilidade, e Nayara Souza Lima, consultora de Desenvolvimento Social.

Para a jovem Jamile Nascimento do Carmo, a formação está proporcionando uma experiência especial e impactando sua vida: “As aulas, mesmo sendo online, geram muitos aprendizados. Estou aprendendo sobre autoconhecimento e mundo do trabalho e com certeza vou aplicar esse conhecimento na minha vida profissional e já estou tentando colocar em prática na minha vida pessoal”.

No mesmo dia, a TV Sul Bahia e a TV Abrolhos, emissoras locais, foram conhecer o programa e divulgar as vagas abertas para a nova turma para jovens de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Mucuri, Prado, Caravelas e Nova Viçosa.



 

A educadora Rafaela Figueiredo é entrevistada pela TV Abrolhos, emissora de televisão do sul da Bahia.

 

A turma de jovens do Rotas e Travessias em Teixeira de Freitas antes de receber seus kits com uniforme e tablet.


 

O jovem Josefran Gois se apresenta aos novos colegas da turma do Rotas em Teixeira de Freitas.

 

Tainá Silva (tirando a foto) e Beatriz Carvalho fazem selfie para selar amizade recém-criada a partir do encontro na turma do Rotas em Teixeira de Freitas.


 

Jamile Carmo, Itauana Ressurreição, Graziella Silva e Beatriz Carvalho com tablet, o equipamento que possibilita o acesso às aulas online.

 

Jovens do Rotas em Teixeira de Freitas (BA) com a coordenadora nacional de Inserção, Bárbara Pereira, e a educadora Rafaela Figueiredo.


Foto da turma do Rotas e Travessias 2024.1 com a coordenadora nacional de Inserção, Bárbara Pereira, e a educadora Rafaela Figueiredo e a equipe da Suzano, novo financiador para o programa do Instituto Aliança.


Mobilização – O Rotas e Travessias ainda terá mais três turmas previstas para 2024 e quatro turmas para 2025. “O trabalho de articulação de parcerias e mobilização de jovens não pode parar, sobretudo nesse momento em que estamos sentindo uma mudança grande no perfil das juventudes”, ressaltou a coordenadora pedagógica em São Paulo, Lucilli Parolini, que é responsável pelas ações de mobilização.

Segundo ela, o trabalho de mobilização segue intenso a fim de alcançar o maior número de jovens possível nos territórios atendidos pelo Rotas, em cidades de São Paulo e da Bahia. “Esse trabalho nos conecta com pessoas e organizações que compartilham interesses, valores e até desafios comuns, o que nos ajuda a aumentar o nosso alcance e os impactos da formação na vida dos jovens, suas famílias e comunidade”, concluiu a coordenadora.



 

Karen Alencar, do Rotas em Salvador, fala sobre suas expectativas com a formação.

 

O jovem do Rotas Andrei Luz, de Salvador, busca desenvolvimento profissional e pessoal.


Saiba mais – O Rotas e Travessias é um programa realizado pelo Instituto Aliança em parceria com a Fundação Forge e apoio financeiro da Z Zurich Foundation, Zurich Santander, Zurich Seguradora e da Suzano Papel e Celulose. A iniciativa é realizada nos estados da Bahia e São Paulo e prepara jovens de 17 a 24 anos para ingressarem no mercado de trabalho. Desenvolve competências socioemocionais, tecnologia da informação e comunicação e atitudes empreendedoras. Para se inscrever, acesse: institutoalianca.org.br/landing-page-rotas

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br