#RefazendoSonhos intensifica atividades de mediação de leitura e visitas culturais para mais de 100 adolescentes de Simões Filho (BA)

 
 
 

Adolescentes em frente ao Largo da Fundação Casa de Jorge Amado. Adolescentes participando do momento Leitura Mediada no Espaço Casa do Sol. Lucas Fiuza, Ianne Gabrielle e Arthur Araújo na Praça Terreiro de Jesus. Turma do #ReafazendoSonhos em visita ao Centro Histórico de Salvador. Livros que despertam o imaginário simbólico dos e das adolescentes.


“Os saberes não devem assassinar a curiosidade. A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso o que preenche a vida e o seu verdadeiro papel.” Este trecho, retirado de uma das publicações do filósofo francês Edgar Morin, traduz as inspirações que originaram as ações de Leituras Mediadas e Visitas Culturais do projeto #RefazendoSonhos (#RS). Intensificadas desde o início do primeiro semestre de 2024, as atividades alcançaram, aproximadamente, 105 adolescentes que estão em formação no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.

As duas propostas estão organizadas dentro do itinerário formativo e têm focos específicos para alcançar os resultados previstos nelas – todos voltados, de forma geral, à ampliação dos aprendizados e dos repertórios de cada adolescente participante. “A gente sempre pensa em alternativas pedagógicas atualizadas, contemporâneas e que façam sentido para os adolescentes. Mais que isso, que contribuam para o desenvolvimento integral deles”, explicou o coordenador de implementação de projetos da área de DH e coordenador local e pedagógico do #RF, Márcio Lupi.


 

Visita à Casa do Carnaval da Bahia.

 

Visita à galeria Solar Ferrão, que abriga quatro coleções: arte africana, arte popular, coleção Walter Smetak e a coleção de instrumentos musicais tradicionais Emília Biancardi.

 

Adolescentes conhecendo melhor a história e cultura do Centro Cultural Solar Ferrão.

 

O Solar Ferrão é um espaço de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador.

Participantes do programa reconhecendo pontos turísticos, como o Centro Cultural Solar Ferrão, o Plano Inclinado Gonçalves, Palácio Rio Branco, Monumento da Cruz Caída, Praça Terreiro de Jesus, Largo e Igreja de São Francisco, Largo da Fundação Casa de Jorge Amado, entre outros bens culturais.


Visitas culturais – As atividades ocorrem, pelo menos, uma vez no semestre, com cada turma. Em muitos casos, para a realidade de parte dos adolescentes, é a primeira oportunidade de sair do município de Simões Filho e ir até o centro histórico de Salvador. As visitas costumam ser direcionadas aos equipamentos e acervos culturais do estado, a exemplo da Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval, Museu do Benin, Centro Cultural Solar Ferrão e ruas do Centro Arquitetônico do Pelourinho. Com as visitas, portanto, os meninos e meninas passam a ter acesso à educação, à cultura, ao lazer, alguns dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O tour costuma impactar positivamente nos olhares atentos e curiosos dos adolescentes. “A saída cultural para mim foi muito inspiradora e legal, foi um passeio diferente, nunca tinha visto esses lugares de perto a não ser por uma tela. Gostei bastante da Casa do Carnaval, lá tinha muitas imagens, objetos, livros, instrumentos e fantasias dos artistas. Conheci diversos turistas de diferentes países, e a vista da igreja folheada a ouro foi muito marcante. Até o momento de voltar para casa foi alegre”, contou Nycolle Lacerda dos Santos, 13 anos.

Para o educador âncora do projeto, Alan Sueira, as Visitas Culturais enriquecem a experiência educacional vivenciada no núcleo de formação do projeto: “Com elas, a gente consegue muita coisa, muitos resultados. Entre eles, podemos citar o pensamento crítico, a compreensão das diferentes manifestações culturais e a apreciação estética, tão importante para elaboração das subjetividades e para reforçar a sensibilidade. Além disso, após essas ações, sempre percebemos um retorno concreto na rotina das oficinas, no que se refere a criatividade, comunicação e interação das relações”. As famílias também sentem e expressam o impacto positivo da experiência, como revela o depoimento de Marilene Gomes, mãe de Moisés Gomes, 16 anos: “Moisés ficou maravilhado com o passeio e muito feliz. Em casa, ele tem sido bênção de Deus por estar participando do #RefazendoSonhos e dessas atividades. Estou muito grata, porque meu filho está mais comunicativo, mais calmo, com a mente mais aberta e mais carinhoso”.


Passeio cultural, Catedral Basílica Primacial São Salvador.

Leituras mediadas – Durante a formação, uma vez na semana, são realizadas as Leituras Mediadas. A atividade busca gerar uma ponte entre os textos lidos e o imaginário simbólico dos adolescentes. Com a condução da equipe de formação do projeto ou de parceiros convidados, a Leitura Mediada busca unir literatura e emoções a partir de histórias de gêneros diversos que são compartilhadas. Vale lembrar que a experiência também resultou na criação de uma biblioteca dentro do Núcleo do #Refazendo Sonhos em Simões Filho, hoje composta por aproximadamente 200 títulos (físicos e online), que podem ser emprestados para leitura das pessoas participantes das turmas, durante a formação.

Parceira convidada que colaborou com uma das mediações no projeto, Michele Melo fez questão de compartilhar seu contentamento ao mediar uma atividade de leitura com a turma do #RefazendoSonhos. “Estar com os adolescentes foi uma experiência maravilhosa. Senti-los ali e participativos mostrou o quanto a quebrada pode ser engajada e escritora da sua própria história. O que sempre nos falta é o acesso de qualidade e desburocratizado à literatura, aos livros e às bibliotecas. A periferia lê e gosta de ler! O sistema teme jovens que leem porque eles transformam o mundo. Viva a literatura!”, celebrou Michele, que é mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária de Ítalo, do Espaço Casa do Sol.


 

Mediadora Lilian Conceição trazendo definições do livro “O ódio que você semeia”.

 

Adolescentes Yasmin Almeida e Larissa dos Santos em um momento de leitura.

 

Adolescentes Janderson dos Santos e Yasmin da Silva durante a atividade.

 

Mediação de leitura com o Espaço Casa do Sol. Adolescentes Levi Santiago e Brena Daltro.

 

Kaliane Roberta, Samila Raquel e Fabiane Souza. Mediação de leitura com o Espaço Casa do Sol.

 

Ana Clara, Emanuele dos Santos e Leylane, durante a mediação de leitura com integrantes do Espaço Casa do Sol.

Mediação de leitura com o Espaço Casa do Sol.

Finalização do momento de mediação.


Saiba mais – O #RefazendoSonhos é um projeto de desenvolvimento pessoal e social para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção contra a violência sexual e no protagonismo juvenil. Financiado pela Kindernothilfe, por meio de seu escritório da KNH Brasil – Regional Sudeste e Centro-Oeste e estado da Bahia, tem como parceiro técnico o Instituto Aliança; parceira local, a prefeitura de Simões Filho; parceira estratégica, a loja Euzaria; e parceira certificadora, a Universidade Estadual do Ceará (UECE). De 2016 até o primeiro semestre de 2024, o projeto apresenta resultados que apontam para o alcance de 4.363 pessoas, sendo 1.700 adolescentes, 2.259 familiares e 404 profissionais e gestores. As turmas 2024.1, atualmente imersas na execução dos projetos de intervenção, tendo como base a utilização da metodologia do Design Thinking, têm a certificação agendada para o dia 10 de julho.

 
 
 
 

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