Instituto Aliança fortalece parceria com a SEDUC-CE e encontros formativos impulsionam o ensino no Ceará

 
 
 
Representantes do Instituto Aliança e Seduc no encontro do NTPPS. Coordenadora da COGEM, Iane Nobre. Rodolfo Sena – coordenador de Educação Profissional – COEDP EEEPs. Formação InteliGENTES! com professores da Crede 8.


O ano de 2024 tem sido marcado, para o IA e para a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), pela revitalização da parceria com a Rede de Escolas de Ensino Médio. A partir da realização de encontros formativos remotos e presenciais e da atualização do material pedagógico voltado para o desenvolvimento socioemocional e do projeto de vida, o IA e a SEDUC fortalecem parceria iniciada em 2011 e beneficiam milhares de estudantes. Entre as atividades realizadas, destaque para o 3º Encontro Formativo, realizado em Fortaleza nos dias 11 e 12 de junho e voltado para 90 articuladores e professores multiplicadores do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), componente curricular presente nas 367 escolas de Ensino Médio Integral, beneficiando 113.752 estudantes.

No encontro, a equipe do Instituto Aliança conduziu, com o suporte de professores e articuladores da SEDUC (responsáveis pelas formações nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação - Credes), o aprofundamento da metodologia e fundamentos do NTPPS, bem como na pedagogia ativa que está na base dos planos de aula. Além disso, participaram de atividades integrativas e reflexivas essenciais para a formação regionalizada.

Para o professor Tiago Souza, da Crede 01, as formações vão além: “Eu sempre saio das formações com a certeza de que não estou sozinho nessa batalha. Obrigado por reacender a chama do desejo de continuar lutando por uma educação pública e de qualidade”.

“Para o Instituto Aliança, esse é um momento de confirmação da importância e eficácia de parcerias público-privadas na educação. Celebramos uma parceria iniciada com o apoio da SEDUC a um programa no contraturno escolar, que teve sua metodologia adaptada e transformada, pelas equipes IA e SEDUC, em um componente curricular: o NTPPS. Passados 13 anos, voltamos a apoiar o Núcleo na atualização de materiais pedagógicos e formações. É uma alegria constatar que o Núcleo se mantém forte, pulsante e que fazemos parte dessa história”, comemorou a coordenadora nacional da área de Empregabilidade do IA, Adenil Vieira.


Entusiasmo e alegria das equipes da SEDUC e IA, na abertura do Encontro do NTPPS.

 

Coordenadora de programas do Instituto Aliança, Eveline Corrêa, na abertura do encontro do NTPPS.

 

Coordenadora da COGEM, Iane Nobre.

 

Fala de Ceiça Alexandre, técnica da COGEM SEDUC.

 

Professores no Encontro do NTPPS.


Encontro com professores do NTPPS.

Formações – Outro avanço importante é a perspectiva de retomada das formações focadas nos componentes curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). A equipe do Instituto Aliança, em parceria com a Coordenadoria da Educação Profissional (COEDP) da SEDUC, preparam atualizações para o ano de 2025, que compreendem além dos momentos formativos a cada bimestre, a atualização dos materiais pedagógicos. A última versão dos conteúdos do NTPPS e do Projeto de Vida e Mundo do Trabalho elaborada pelo Instituto Aliança ocorreu em 2017 e houve uma demanda de toda a rede para o retorno direto da equipe IA nessa atualização.

Justamente por isso, o IA teve uma participação especial no Encontro com Gestores das EEEPs, no dia 11 de junho, no Hotel Vila Galé, onde apresentou e discutiu as propostas de atualização com as equipes das 135 escolas da Rede de Educação Profissional.“Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo do Instituto Aliança e da SEDUC em transformar a educação no Ceará, promovendo uma formação integral e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes”, destaca Eveline Corrêa, coordenadora de Incidência nas Políticas de Educação do IA.

 
 

Apresentação do Instituto Aliança no encontro com gestores das EEEPs.

 

Apresentação da SEDUC na abertura do Encontro.

 

Gestores da Crede 1 no encontro das EEEPs.

 

Gestores da Crede 3 no encontro das EEEPs.

InteliGENTES! – Paralelamente, o InteliGENTES!, programa voltado ao desenvolvimento socioemocional e das múltiplas inteligências no Ensino Fundamental, hoje presente em 505 escolas de 167 dos 184 municípios cearenses, realizou encontros presenciais com os professores da rede, durante todo o mês de junho. Foram dois dias de vivências, partilhas e reflexões. Em cada Coordenadoria Regional de Educação, a equipe do Instituto Aliança, com articuladores regionais e municipais, conduziu os trabalhos. O foco deste momento é vivenciar atividades específicas do terceiro bimestre letivo, previsto para começar em agosto.

“O Programa InteliGENTES! vem para revolucionar a dinâmica de sala de aula. Ele possibilita um estreitamento nas relações humanas entre o corpo docente e o discente, ocasionando uma adição de item socioemocional à variedade de objetivos explorados nesse ambiente de aprendizagem tão valioso chamado escola. Desde o princípio me identifiquei com a disciplina por entender que os conteúdos são importantes, mas que o humano é essencial”, disse o professor Daniel Silva, da Escola Santa Bárbara - Farias Brito/Crede 19.

No fim das formações, o sentimento nos grupos formados é semelhante: “Estou encantada com esse pograma. Excelente as sugestões de aulas. Material mais completo e rico que já vi em minha vida docente”, disse Deuzimar Amaro, professora do CEEB Prefeito João Nunes de Menezes – Tianguá/ Crede 5.

 
 

Gestores da Crede 7 no encontro das EEEPs.

 

Gestores da Crede 6 no encontro das EEEPs.

 

Gestores da Crede 12 no encontro das EEEPs.

 

Gestores da Crede 13 no encontro das EEEPs.

 

Formação Regional do InteliGENTES! na da Crede 8.

 

Formação com professores do Programa InteliGENTES! na Crede 8.

Formação do Programa InteliGENTES! na Crede 16.

Formação com professores do Programa InteliGENTES! na Crede 5.

Saiba mais – A parceria do Instituto Aliança com a SEDUC-CE iniciou-se em 2005, com a implementação do Programa Com.Domínio Digital no contraturno escolar, em 40 escolas do Estado. Em 2011, a metodologia do Com.Domínio Digital passa por um processo de adaptação para ser institucionalizada como política pública no ensino médio do Ceará. Em 2012, 12 escolas do Ceará tiveram um aumento na carga horária para incluir aulas de metodologia de pesquisa e preparação para o mundo do trabalho, fruto desse trabalho conjunto SEDUC-CE/IA com o, ainda piloto, NTPPS, Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, que capacitou 500 educadores das 95 Escolas de Educação Profissional (EEEPs), em conteúdos voltados para o desenvolvimento pessoal e social e contexto das relações do trabalho, temas que vinham sendo trabalhados pelo projeto Com.Domínio Digital, através de dois componentes curriculares: Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. Em 2013, 40 novas escolas da rede pública do Ceará passaram a aderir à expansão do NTPPS, com a proposta de superar a fragmentação das disciplinas escolares, por meio da pesquisa e da intervenção na comunidade. Ambas as propostas de reorganização curricular, no NTPPS e nas EEEPs, ganharam força, foram universalizadas e se tornaram políticas púbicas no Estado. Em 2024, após os programas terem conquistado sua autonomia, o Instituto Aliança retorna para somar, fortalecer e renovar.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br