- O Projeto
- Resultados 2023
- Parceiros
O Instituto Aliança desenvolveu um Projeto de Assessoria Técnica visando ao fortalecimento institucional da ANPECOM. O primeiro passo foi a elaboração da Política de Proteção Salvaguarda a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. A tarefa demandou encontros com a equipe gestora dos projetos apoiados e com membros da rede da Economia de Comunhão.
A Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (ANPECOM) é uma organização da sociedade civil que integra o ecossistema de negócios de impacto. Trata-se de um movimento econômico e cultural global que busca uma nova forma de pensar e de fazer negócios com o propósito de erradicar a pobreza.
Na prática, apoia empreendedores em todas as fases do negócio – desde a produção de conhecimento acadêmico-científico até a disseminação de boas práticas. Entre eles estão povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos e quilombolas), mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade com diversos negócios inovadores, sustentáveis e conectados com o mundo contemporâneo.
No Brasil, a rede da Economia de Comunhão conta com 117 pessoas jurídicas associadas, 130 pessoas físicas associadas, 1872 membros e milhares de agentes de transformação (pessoas impactadas ao longo dos anos por meio de projetos e iniciativas).
A assessoria possibilitou um aprofundamento das reflexões sobre a criação de uma cultura de cuidado e de proteção. Com isso, o processo de construção foi coletivo, participativo e envolveu a escuta dos diferentes grupos apoiados pela organização.
A parceria iniciada em 2023 representa um passo importante para novas ações conjuntas entre o Instituto Aliança e a ANPECOM, já que ficou evidente a sinergia de ações e alinhamento em torno de princípios comuns.
- 267 pessoas beneficiadas diretamente pela ação;
- 10 pessoas envolvidas diretamente no processo de construção da Política de Proteção Salvaguarda a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
- 38 indígenas e ribeirinhos da Amazônia, além de 22 pessoas em situação de vulnerabilidade foram ouvidas para a elaboração da Política de Proteção Salvaguarda a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade da ANPECOM;
- 235 pessoas participaram do Fórum Anual da Economia da Comunhão, com conhecimento e acesso à Política de Proteção Salvaguarda a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
- 1068 pessoas beneficiadas indiretamente pela assessoria;
- 1 planejamento de escuta coletiva realizado;
- 1 formulário para levantamento de percepções realizado.