Centros Sociais Urbanos de Salvador e Região Metropolitana sediam Festivais de Integração do Projeto Esporte, Lazer e Cidadania

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Time de futsal masculino no CSU Liberdade. Time de futsal feminino no CSU Liberdade. Participantes do PELC, Ariany Lobo e Luciana Diz em mostra de vídeo no festival do CIAC/Ondina. Equipe do PELC e do Instituto Aliança no festival do CSU Vasco da Gama.

Em seu terceiro ano de desenvolvimento, o projeto Esporte, Lazer e Cidadania (PELC), implantado pelo Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do estado da Bahia (SEDES-BA), realiza 12 festivais de integração em Salvador e Região Metropolitana, entre os meses de junho e novembro deste ano. Participam das ações crianças, adolescentes e adultos inscritos no PELC, assim como convidados.

Os festivais são espaços de socialização e culminância do Projeto Esporte, Lazer e Cidadania, que tem como foco a efetivação do direito ao esporte, de forma segura e inclusiva. Os eventos acontecem em dois formatos: circuitos de atividades físicas ou torneios. No caso dos circuitos, os participantes têm a oportunidade de experimentar diversas modalidades esportivas, como judô, karatê, boxe, dança, ginástica, alongamento e vôlei, além de atividades de recreação e espaços lúdicos através de jogos populares, que retomam práticas regionais como a ciranda e os cantos populares. Nos torneios, acontecem competições de categorias específicas de futsal, futebol e basquete. Dos 12 festivais previstos para 2014, cinco já foram realizados, nos bairros da Liberdade, Mussurunga, Vasco da Gama, Ondina e Narandiba. Os demais acontecerão entre setembro e novembro. Estima-se que os eventos mobilizem cerca de 2400 participantes.


 
Time de futsal feminino em torneio no CSU Liberdade.   Participantes do PELC em "arraiá junino" durante o festival do CSU Mussurunga.

Para Gláucia Luz, coordenadora de articulação institucional do Projeto Esporte, Lazer e Cidadania, os festivais contribuem significativamente para a concretização dos objetivos do projeto: "Inicialmente, eles [os festivais] contemplam o eixo do lazer. As pessoas se divertem com práticas que já são desenvolvidas pelo PELC e outras que elas têm a chance de conhecer e experimentar. Fortalecem, ainda, o princípio da convivência, favorecendo o respeito entre diferentes gerações. É uma ocasião de promoção da saúde, em seu sentido mais amplo. Não só a saúde física, mas o bem-estar social, emocional, dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde".

Já Ana Cláudia Machado, coordenadora pedagógica, destaca que os festivais de integração permitem o encontro de pessoas diferentes e a reflexão sobre assuntos pertinentes ao cotidiano dessas pessoas: "São espaços que incluem a todos e estão em consonância direta com as diretrizes do PELC e da educação pelo esporte. Há, por exemplo, uma estação específica, com mostra e discussão de pequenos vídeos, para abordar temas transversais como gênero, sexualidade, violência. São momentos de reflexão conjunta, com pessoas de várias idades, que participam colocando suas opiniões e pensando novas formas de agir diantes dos desafios impostos pela sociedade em que vivem".


 
Participantes do PELC em dinâmica de jogos populares, no festival do CSU Narandiba.   Alunas e alunos do PELC em estação de dança no festival do CSU Narandiba.

Para Cláudia Ribeiro, coordenadora do CSU de Narandiba, os eventos favorecem a socialização na comunidade e fortalecem o centro como equipamento público: "A comunidade precisa se consolidar e perceber que esporte é cidadania, esporte é vida, e melhorando a qualidade de vida do cidadão você tem nele um aliado nas conquistas do bairro. Isso, inclusive, para a concretização da missão dos Centros Sociais Urbanos, como equipamentos de prestação de serviço à comunidade".

O PELC tem como pilares a inclusão, a criação de condições e chances de atuação efetiva dos sujeitos, o respeito e a valorização das alteridades e a construção coletiva de conhecimentos. Essas diretrizes orientam o planejamento e a realização dos eventos de integração, que são idealizados de forma colaborativa, com o envolvimento dos membros das comunidades locais, da equipe técnica do PELC e dos coordenadores dos CSUs. Márcia Campos, coordenadora geral do PELC e diretora de programas do Instituto Aliança explica que o IA e a Superintendência de Assistência Social da SEDES-BA estão trabalhando conjuntamente para o fortalecimento dos Centros Sociais Urbanos e um aspecto fundamental para alcançar este objetivo é qualificar a participação das comunidades. "Este ano estão sendo formados comitês comunitários em cinco centros. O festival de integração de Mussurunga já foi totalmente planejado e realizado com a participação do comitê deste Centro", comemora.

Equipe do PELC e do Instituto Aliança no festival do CSU Narandiba.

 

 

 

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br