IA realiza oficina sobre trabalho infantil no 3º Ciclo de Capacitações do Selo Município Aprovado/Unicef

 
 
 
Sandra Santos, consultora do Instituto Aliança, Irismar Santana, consultora do Unicef, ladeada pela equipe de apoio da Secretaria Municipal de Educação e sua representante e também articuladora municipal do Selo Unicef, professora Iolanda Barbosa, na oficina em Campina Grande, Paraíba.

Entre os meses de agosto e setembro, o Instituto Aliança, com apoio da Fundação Telefônica/Vivo, vem realizando oficinas de capacitação para o enfrentamento do trabalho infantil em municípios do semiárido brasileiro. A ação tem por objetivo capacitar gestores, técnicos e educadores dos municípios que aderiram ao Selo Município Aprovado/UNICEF, edição 2013-2016, para a superação do trabalho infantil e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Ao todo, serão 28 capacitações em dez estados do semiárido: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo.

Durante as oficinas, além de apresentar a Campanha É da Nossa Conta!, da Fundação Telefônica/Vivo, facilitadores da equipe do Instituto provocam a reflexão e o debate sobre o tema trabalho infantil com os participantes, possibilitando a compreensão sobre as violações de direitos humanos geradas pelo trabalho infantil; estimulam o reconhecimento dos princípios de proteção dos direitos humanos aplicados no enfrentamento ao trabalho infantil e a identificação e análise das causas e consequências do trabalho infantil; promovem o conhecimento de medidas e estratégias para a erradicação do trabalho infantil e o entendimento sobre o fluxo de atendimento da rede voltado às crianças e adolescentes. O intuito é oferecer as ferramentas necessárias aos municípios para o desenvolvimento das ações estratégicas previstas no Guia Metodológico do Selo Unicef.

As cidades envolvidas têm participado do processo de capacitação via convocação do Unicef para o 3º Ciclo de Capacitações do Selo, com ampla adesão por parte dos atores locais. O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para a infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

“A avaliação institucional da equipe do Instituto Aliança e dos parceiros envolvidos aponta para a relevância desta oficina específica sobre o tema do trabalho infantil, no sentido de instrumentalizar os municípios para o enfrentamento desta violação de direitos, apresentando propostas concretas. A metodologia adotada possibilita a reflexão conceitual e a discussão de casos, o que contribui para a aproximação entre teoria e prática”, ressalta Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança. É previsto o aprofundamento das reflexões sobre o tema, com a realização de uma capacitação específica apoiada pela Fundação Telefônica/Vivo e realizada pelo Instituto e Avante, dando continuidade às ações.

Grupo participante da oficina em Maceió, Alagoas .
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br