Nova missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento visita
o Ceará

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Momentos da visita da missão do BID à SEDUC. Reunião com o Secretário Mauricio Holanda e equipe. Visita à Escola João Matos.

Entre 27 e 29 de agosto, aconteceu uma segunda visita de monitoramento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à cidade de Fortaleza, para acompanhar os resultados do apoio às escolas profissionais do Ceará e finalizar, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), o desenho da avaliação de processo e impacto, que medirá os efeitos do Programa na rede pública de ensino médio do estado.

O Programa Fortalecimento da Qualidade da Educação Profissional nas Escolas Públicas do Ceará foi uma das cinco propostas vencedoras no último chamamento público para a sociedade civil realizado pelo BID e Fundo Japonês. Composta por Elena Arias Ortiz, João Marcelo Alves da Silva e Ryan Burgess, essa segunda missão também conheceu a experiência in loco, participando da inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional César Campelo e visitando uma das 12 experiências piloto de reorganização curricular do Programa Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS), a Escola João Matos.

 
Componentes da missão do BID: Elena Arias Ortiz, João Marcelo Alves da Silva e Ryan Heath.   Jovens da Escola João Matos avaliando o impacto do Programa NTPPS.

No dia 27, a missão foi recebida pelo Instituto Aliança, representado por Adenil Vieira, diretora; Eveline Corrêa, coordenadora regional; e Francisco Chagas Pontes Neto, coordenador de monitoramento. A agenda do dia incluiu uma apresentação do planejamento do IA para o ano de 2014, seus projetos de educação profissional e resultados parciais da proposta apoiada pelo BID.

 
Jovem Pedro, da Escola João Matos, falando sobre o impacto do programa na sua vida acadêmica.   Jovem da Escola João Matos dando o seu depoimento sobre a experiência de participar do NTPPS.

No segundo dia, as reuniões aconteceram na SEDUC, com a presença do Secretário de Educação Maurício Holanda e Andréa Rocha, coordenadora das Escolas Profissionais, e tiveram como objetivo a discussão e a realização de ajustes no desenho de avaliação de impacto proposta. A missão sugeriu um maior acompanhamento do Programa, no que se refere aos indicadores de êxito nas 12 escolas piloto que já estão no seu terceiro ano de intervenção. "Foi um consenso nas discussões realizadas sobre a avaliação que a experiência de desenvolvimento das competências não cognitivas na rede pública no Ceará é uma das únicas com essa cobertura e tempo de intervenção, mas para que seja possível divulgá-la, é fundamental medir e avaliar o seu impacto. Só depois de termos esses resultados será possível comunicá-la de forma mais efetiva", afirmou Adenil Vieira.

 
Ryan Burgess, da missão do BID, avaliando a visita na Escola João Matos.   Educador Gerlylson Silva, da Escola César Cals, falando para a missão do BID sobre o Programa.

Na última etapa, o grupo participou do evento de inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional César Campelo, com a presença do Governador Cid Gomes, e visitou a Escola João Matos, onde foi recebido pela gestora Laudenise Boletto Fonseca Botelho e pela coordenadora pedagógica Iane Terceiro Nobre. Na ocasião, coordenadores, educadores e jovens do NTPPS relataram o impacto da experiência do Programa na escola, nas suas vidas e no seu desempenho acadêmico. Diante do questionamento com relação à resistência dos professores a esse novo modelo, Iane Nobre argumenta: "Eu falo hoje com os professores e percebo uma grande diferença. Percebo que essa resistência é quebrada quando os educadores sentem os efeitos da metodologia nos jovens e também neles mesmos". Brenda Silva Barros, jovem presente no encontro, contou que depois da experiência do Núcleo, as pesquisas se tornaram mais aprofundadas. "O nosso interesse pela escola aumentou, e percebo que todos se empenham muito mais na apresentação dos trabalhos", afirmou. João Marcelo, integrante da missão do BID, contou que saiu bem impressionado com o relato. "Precisamos agora de uma avaliação mais sistemática e robusta", completou. Sete mil jovens de 12 escolas piloto participam da iniciativa de reorganização curricular do NTPPS.

Secretário Maurício Holanda recebendo a missão do BID e equipe do IA na SEDUC.
Técnicos do BID, gestora, coordenadora e educadores da Escola João Matos e equipe do IA durante a visita.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br