Nova missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento visita |
Entre 27 e 29 de agosto, aconteceu uma segunda visita de monitoramento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à cidade de Fortaleza, para acompanhar os resultados do apoio às escolas profissionais do Ceará e finalizar, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), o desenho da avaliação de processo e impacto, que medirá os efeitos do Programa na rede pública de ensino médio do estado.
No dia 27, a missão foi recebida pelo Instituto Aliança, representado por Adenil Vieira, diretora; Eveline Corrêa, coordenadora regional; e Francisco Chagas Pontes Neto, coordenador de monitoramento. A agenda do dia incluiu uma apresentação do planejamento do IA para o ano de 2014, seus projetos de educação profissional e resultados parciais da proposta apoiada pelo BID.
No segundo dia, as reuniões aconteceram na SEDUC, com a presença do Secretário de Educação Maurício Holanda e Andréa Rocha, coordenadora das Escolas Profissionais, e tiveram como objetivo a discussão e a realização de ajustes no desenho de avaliação de impacto proposta. A missão sugeriu um maior acompanhamento do Programa, no que se refere aos indicadores de êxito nas 12 escolas piloto que já estão no seu terceiro ano de intervenção. "Foi um consenso nas discussões realizadas sobre a avaliação que a experiência de desenvolvimento das competências não cognitivas na rede pública no Ceará é uma das únicas com essa cobertura e tempo de intervenção, mas para que seja possível divulgá-la, é fundamental medir e avaliar o seu impacto. Só depois de termos esses resultados será possível comunicá-la de forma mais efetiva", afirmou Adenil Vieira.
Na última etapa, o grupo participou do evento de inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional César Campelo, com a presença do Governador Cid Gomes, e visitou a Escola João Matos, onde foi recebido pela gestora Laudenise Boletto Fonseca Botelho e pela coordenadora pedagógica Iane Terceiro Nobre. Na ocasião, coordenadores, educadores e jovens do NTPPS relataram o impacto da experiência do Programa na escola, nas suas vidas e no seu desempenho acadêmico. Diante do questionamento com relação à resistência dos professores a esse novo modelo, Iane Nobre argumenta: "Eu falo hoje com os professores e percebo uma grande diferença. Percebo que essa resistência é quebrada quando os educadores sentem os efeitos da metodologia nos jovens e também neles mesmos". Brenda Silva Barros, jovem presente no encontro, contou que depois da experiência do Núcleo, as pesquisas se tornaram mais aprofundadas. "O nosso interesse pela escola aumentou, e percebo que todos se empenham muito mais na apresentação dos trabalhos", afirmou. João Marcelo, integrante da missão do BID, contou que saiu bem impressionado com o relato. "Precisamos agora de uma avaliação mais sistemática e robusta", completou. Sete mil jovens de 12 escolas piloto participam da iniciativa de reorganização curricular do NTPPS.
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