Programa Aprendiz na Escola: capacitação, formação e impacto nos professores e jovens

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Professor Dimas Vasconcelos, do curso Operador de Comércio e Varejo, apresentando um dos trabalhos realizados na capacitação. Lorena Vasconcelos, coordenadora local do Aprendiz na Escola pelo Instituto Aliança. Professores do Aprendiz na Escola em Capacitação. Mateus Reis, representante da SEDUC.

O Aprendiz na Escola, programa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com parceria técnica do Instituto Aliança, vem acontecendo em 12 escolas que participam da proposta de reorganização curricular. Setecentos e dezessete jovens já foram beneficiados com as atividades e 411 inseridos via lei de aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), através da articulação com a Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social.

 
Professores de Operador de Comércio e Varejo discutindo os planos de aula.   Capacitador do IA, Alberto Girão, na formação para os professores do curso Operador de Comércio e Varejo.

O programa já concluiu 100 horas de formação técnico-profissional dos cursos de Operador de Comércio e Varejo, Assistente Administrativo e Operador de Microcomputador. Para essa formação, 27 professores estão sendo capacitados em conteúdos específicos pelo IA. Cinco capacitações já foram realizadas, o que corresponde a mais de 50% do percurso. Lorena Vasconcelos, coordenadora local do Aprendiz na Escola, explica que as capacitações incluíram momentos de feedback, em queos professores repassaram como estão as aulas, momentos informativos, com alinhamento da equipe em relação às demandas operacionais e vivenciais, em que os professores participaram de forma ativa no processo de construção do saber.

 
Professores do curso Operador de Comércio e Varejo vivenciando as atividades propostas nos planos de aula.   Professores do curso Operador de Comércio e Varejo vivenciando as atividades propostas nos planos de aula.

Segundo o professor Marcelo Amorim, do curso de Assistente Administrativo, da Escola Polivalente Modelo, a metodologia utilizada pelo Instituto Aliança, baseada em dinâmicas, traz o aluno para o centro do processo de ensino, fazendo com que ele aprenda pela suas próprias experiências e pelas dos colegas, sendo destinada ao professor formador a tarefa de mediar e orientar os trabalhos, com intervenções pontuais. "No começo era tudo muito novo, mas hoje é possível constatar seus resultados e tudo parece fazer sentido", conta Marcelo. O jovem Luiz Eduardo de Barros Sampaio Pereira, inserido como assistente administrativo na Logan Distribuidora de Medicamentos Ltda e aluno do professor Marcelo Amorim, fala da importância de ter conseguido o primeiro emprego com carteira assinada e a contribuição do programa nesse processo: "Para nós jovens, no começo, é estranho, é diferente, só que temos um diferencial, a capacitação. Toda aula é uma lição diferente que é aplicável no ambiente de trabalho. A capacitação do Aprendiz na Escola realmente capacita o jovem para que seja um bom profissional", comenta.

 
Professores do curso Operador de Comércio e Varejo vivenciando as atividades propostas nos planos de aula.   Professores do curso Operador de Comércio e Varejo vivenciando as atividades propostas nos planos de aula.

O programa vem impactando na gestão escolar, nos professores e nos jovens. Segundo o coordenador Marcos Paulo Vieira de Figueiredo, da escola Clodoaldo Pinto, os jovens estão adorando os cursos e o trabalho e, na sua visão, o Programa Aprendiz na Escola foi a melhor coisa que aconteceu para fortalecer e aumentar a credibilidade da proposta de reorganização curricular. Apesar de ser um programa piloto, ainda em fase de execução, as avaliações apontam resultados positivos: jovens trabalhando de forma decente, fazendo curso de formação, concluindo o ensino médio, motivados para o ingresso na universidade. Os jovens estão tendo a oportunidade de ampliar seus horizontes e aumentar suas expectativas com relação ao seu futuro profissional.

 
Maxmiler Loiola na condução de atividades.   Professores do curso Assistente Administrativo, participando da capacitação.
Professores, equipes do IA e da SEDUC presentes na 4ª Capacitação, em 9 de agosto.

 

 

 

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br