Projeto Àwúre promove formação em Comunicação e Direitos Humanos para 115 lideranças juvenis de Salvador e Recôncavo baiano

 
 
 

Entrega dos tablets em São Felix.

Estimular a reflexão crítica, promover a inclusão digital e o direito à comunicação para adolescentes e jovens de Salvador e Recôncavo Baiano. Esse é o objetivo da formação virtual em Comunicação e Direitos Humanos promovida pelo Instituto Aliança (IA), por meio do Projeto Àwúre. No total, 115 lideranças juvenis com idades entre 15 e 20 anos, de Salvador e nove municípios do Recôncavo, serão capacitadas. A expectativa é que o curso encerre suas atividades em meados de junho com a realização de uma campanha de comunicação construída pelos participantes. 

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. Desses, 4,1 milhões são das redes públicas de ensino. Por isso, pensando em colaborar na diluição desse contexto, o IA distribuiu 90 tablets para estudantes que vão participar da formação virtual. O público é formado por lideranças juvenis de Salvador e de nove municípios do Recôncavo baiano: Cachoeira, Cruz das Almas, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e São Félix.

Para Gabriel Luciano, 18 anos, morador de Ilha de Maré, Salvador, a entrega do tablet foi fundamental: “Algo que não podemos descartar do curso é o incrível papel de inclusão. O tablet e a internet são um exemplo fiel disso, quando pensamos a respeito da acessibilidade, trazendo uma autoestima melhor não só a mim, mas aos estudantes em geral, em ter um aparelho que não esteja travando, sem espaço, câmera ou gravador de voz ruim atrapalhando a aula”.

Cards da comunicação, para inscrição.

Cards da comunicação, para inscrição.


Aulas remotas - O curso acontece durante toda a semana, no formato de aulas remotas e EAD, via plataforma de Ensino a Distância do IA. As aulas visam formar os jovens no combate ao racismo, sexismo e intolerância religiosa. “Estamos acompanhando 115 adolescentes e jovens, assíduos em nossas aulas e encontros. É lindo perceber o aflorar dos olhares e reflexões críticas dessa turma”, comentou Ilma Oliveira, coordenadora geral da área de Direitos Humanos do IA e responsável pelo Projeto Àwúre na instituição.

Natural do município de Maragogipe, Álvaro Rangel, 20 anos, apontou o impacto do curso em sua formação: “Tem me ajudado bastante a quebrar barreiras, a desconstruir um mundo totalmente diferente do que eu pensava. Hoje posso dizer que sou um novo ser, com novas ideias, novas concepções”.

 

Entrega dos tablets em Cachoeira.

 

Entrega dos tablets em Cachoeira.

 

Entrega dos tablets em Cachoeira.

 

Entrega dos tablets em Muritiba.


 

Entrega dos tablets em Muritiba.

 

Entrega dos tablets em Muritiba.

 

Entrega dos tablets em SSA.

 

Entrega dos tablets em SSA.


Saiba mais - O Projeto Àwúre é uma iniciativa nacional realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e tem prestado assessoria técnica aos municípios atendidos com estratégias de proteção e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens do território. 

As principais atuações do Instituto Aliança no Projeto são a realização do curso “Estratégias de  enfrentamento às violências”, dirigido a lideranças religiosas de matriz africana, comunidades quilombolas e profissionais da gestão pública do território, orientado como uma formação técnica e política estratégica na prevenção das violências, um dos resultados pretendidos pelo Àwúre e a “Pesquisa de Percepção sobre Racismo, Sexismo e Intolerância Religiosa”. Trata-se de uma consulta pública com o objetivo de identificar as principais representações sociais em torno das violências sistêmicas, a fim de evitar seus impactos na vida de crianças, adolescentes e jovens. A pesquisa de percepção sobre racismo, sexismo e intolerância religiosa é dirigida a agentes e profissionais do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) à infância e juventude.



Formação adolescentes e jovens manhã.

Formação adolescentes e jovens tarde.

Videopesquisa e Percepção 2.

Vídeo Àwúre - Camila Pinto.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br