Aliança NEO Brasil impacta na definição de políticas públicas em Pernambuco

 
 
 

NEO está presente na história de vida contada por Isadora, uma das jovens beneficiadas pela metodologia de projeto de vida do Programa, nos encaminhamentos de políticas públicas do secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio e nas atividades de integração escola empresa.


Em evento realizado no dia 12 de dezembro de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco apresentou suas diretrizes para a Educação Integral e Profissional. O secretário de Educação e Esportes, Frederico Amâncio, destacou a importância do Programa New Employment Opportunities (NEO), realizado pelo Instituto Aliança em parceria com a Secretaria de Educação do estado. A iniciativa vem influenciando a elaboração das políticas locais de educação. Hoje, 93 escolas, sendo 43 Escolas Técnicas Estaduais (ETE) e 50 Escolas de Referência, participam do NEO. O objetivo de Amâncio é que seja estendido a toda Rede de Educação Profissional e Integral do estado.

“Em 2020, vamos avançar de forma estrutural, conforme nosso Documento Norteador e Grande Pacto da Educação Profissional. Começaremos pelo Projeto de Vida. Inspirados na Aliança NEO Brasil, estamos remodelando juntos esse componente e vamos acompanhar de perto a escolha dos professores e sua consequente execução. O estudante e seu projeto de vida é o centro de tudo. Todo o nosso trabalho educativo deve emanar disso. Está na nossa mandala, e mais, está nos princípios da Educação Interdimensional”, ressaltou o secretário.

 
Neylar Vilar destacou os avanços do NEO no evento.  

Secretário destacou a influência do NEO na Educação Profissional na Rede Pública.

 
Carla Abgail, diretora SENAI PE, também falou sobre os impactos NEO.  

Estudantes utilizando a Plataforma EduLivre, aliado NEO Brasil.

 
Prototipagem de baixo custo, uma das metodologias da Educação 3.0.  

Feiras de trabalho e profissões aconteceram nas escolas parceiras do NEO.

De acordo com Amâncio, a experiência com o NEO também ressignificou o papel do Coordenador Escola-Empresa das ETEs, otimizou o diálogo entre os professores e alunos, melhorou as práticas e projetos em sala de aula com a formação em Educação 3.0 e intensificou a parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. “A empregabilidade dos jovens tornou-se prioridade na nossa política de educação profissional”, garantiu.

Para a coordenadora geral do NEO, Neylar Vilar, o programa vem alcançando seu objetivo de enfrentar os problemas de desemprego juvenil e preencher a lacuna entre as habilidades dos jovens e a demanda de pessoal qualificado das empresas. Durante o evento organizado pela Secretaria de Educação, Neylar teve a oportunidade de apresentar os impactos NEO. “Seja no que se refere ao fortalecimento institucional das escolas da Secretaria de Educação e do SENAI promovido pela implementação dos Padrões de Qualidade NEO, seja pela adoção de inovações metodológicas introduzidas pelas várias capacitações oferecidas aos educadores e profissionais, seja pelo impacto que vem causando na vida de milhares de jovens, o projeto vem alcançando seu objetivo”, destacou a coordenadora.

Parceria entre Escolas e Agências do Trabalho para emissão da carteira profissional.

Impacto - Trabalhando em colaboração, articulação e coordenação entre os integrantes da Aliança Brasil e dentro de uma abordagem sistêmica, os resultados alcançados tornam-se evidentes nas políticas públicas adotadas e na disseminação das novas práticas educacionais pelas redes das escolas técnicas do Estado de Pernambuco. Mas não só. Esses impactos também aconteceram no SENAI, que estendeu para as escolas do Agreste (Caruaru, Santa Cruz e Garanhuns) e Sertão de Pernambuco (Araripina e Petrolina) as metodologias do projeto NEO - inicialmente introduzidas apenas nas escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR): hoje, todas as 11 unidades fazem parte do Programa. Esse impacto foi destacado por Carla Araújo, diretora de Educação do SENAI PE. "O formato de educação que o NEO oferece contribuiu muito na educação das nossas escolas. Revisamos os procedimentos e processos da instituição, potencializamos nossas ações pedagógicas, e os alunos estão cada vez mais envolvidos, o que consequentemente vem reduzindo o índice de evasão escolar e aumentando o desempenho deles”, avaliou Carla.


Estudantes vivenciam a Metodologia Projeto de Vida.

Mandala da Educação - princípios norteadores para a política de Educação Profissional em Pernambuco.

 
 
 
 

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