Instituto Aliança e Secretaria de Educação do CE avaliam ações de 2019 e planejam 2020

 
 
 

Iane Nobre, coordenadora da COGEM, comentando os resultados positivos alcançados com a regionalização das formações. Eveline Corrêa apresentando os resultados da parceria entre SEDUC e Instituto Aliança. Secretária da Educação Eliana Estrela, secretários executivos da SEDUC e Instituto Aliança em reunião de alinhamento da parceria.


No dia 24 de janeiro, as equipes do Instituto Aliança (IA) e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará reuniram-se, na SEDUC, para avaliar conjuntamente as ações implementadas em 2019 e planejar 2020. Adenil Vieira, diretora do IA, e Eveline Corrêa, coordenadora-geral no Ceará, apresentaram os resultados, consolidados em sete macroações.

As ações - Formação de multiplicadores, Capacitações regionalizadas, Programa Fala Sério!: Conversando sobre o Consumo de Álcool na Adolescência”, Fortalecimento da rede de escolas integrais, Ampliação do NTPPS para todas as Escolas dos Territórios do Pacto por um Ceará Pacífico e o Programa Aprendiz na Escola foram discutidos e avaliados. O encontro abordou ainda o planejamento das ações iniciais do Programa InteliGENTES – Socioemocionais para o Fundamental II, a mais nova iniciativa desenvolvida pela parceria IA-SEDUC no Ceará.

“Acompanhar desde 2012 o desenho e implementação da maioria dessas ações e verificar que foram incorporadas pela rede e que são sustentáveis e se transformam em política pública é muito gratificante. Quando iniciamos, em 2012, a implementação conjunta com a SEDUC das socioemocionais no currículo do ensino médio, não existiam exemplos práticos de intervenção em escala, então a Secretaria e a SEDUC foram inovadoras ao enfrentarem o desafio de introduzir essa temática. Hoje, as escolas do Ceará têm o privilégio de ter na matriz curricular toda uma política de socioemocionais, que poucas escolas particulares ou públicas no Brasil conseguem disponibilizar para seus alunos”, disse a diretora do IA, Adenil Vieira.

Formações – A primeira ação apresentada – a Formação para multiplicadores – foi iniciada em 2018 e contou com uma carga horária de 126 horas e contemplou 40 técnicos da SEDUC. Durante os encontros, foram aprofundados fundamentos e desenhos dos programas de desenvolvimento de competências socioemocionais, vivência dos Planos de Aula, observação em aulas, entre outros. A formação foi concluída em fevereiro de 2019 com a elaboração de um desenho conjunto das formações regionais.

Outra ação que teve como objetivo garantir a multiplicação dos saberes nas escolas públicas do Ceará foi o Programa de Formação descentralizada realizado em cada CREDE, com professores voluntários assumindo o papel de formadores regionais, função que antes era desempenhada pela equipe do Instituto Aliança. Essas formações regionais ocorreram nos meses de abril/maio, agosto/setembro e novembro de 2019, com um total de 1173 professores participando nas 20 CREDEs e 3 SEFOR. A equipe local do IA acompanhou e orientou a elaboração das matrizes, provendo suporte aos formadores regionais. As equipes IA/SEDUC destacaram o bom desempenho dos professores formadores na aplicação da metodologia do IA para o NTPPS e Projeto de Vida /Mundo do Trabalho nas EEEPs.

Fala Sério! – A avaliação do Programa “Fala Sério!: Conversando sobre o Consumo de Álcool na Adolescência” foi bastante positiva. Em 2019 foram realizadas 136 apresentações da peça, para uma média de 360 espectadores por encontro, com 50.000 espectadores (48.500 estudantes; 1.500 professores). Foram aplicados pré e pós-testes nas escolas, em 20% da audiência, de forma a aferir os resultados da apresentação da peça na percepção dos espectadores, tendo sido identificado nos resultados finais um relevante aumento na compreensão acerca dos perigos e riscos associados ao consumo de bebidas na adolescência.

Fortalecimento da Rede – Outra ação avaliada de forma bastante positiva foi o fortalecimento da rede de escolas integrais, por meio de visita técnica pós-formação às 130 EEMTIs para acompanhamento da aplicação dos planos propostos, orientação pedagógica, conversa com os alunos, entre outros. Ainda no âmbito do fortalecimento da proposta das EEMTIs, foi destacado o desenvolvimento da ementa para uma eletiva de teatro (foco no não consumo de álcool por adolescentes) com elaboração, com o Grupo Bandeira das Artes, dos planos de aula, para as 40h previstas; e formação (16h) para 65 professores de EEMTIs. O Programa, por meio da equipe IA, ainda disponibilizou um “Kit Teatro” para as 65 escolas e orientação à distância. Cerca de 1.800 estudantes produziram esquetes e apresentaram em suas escolas/reunião de pais.

NTPPS nas Escolas do Ceará Pacífico – A quinta ação esteve associada à implementação do NTPPS em todas as Escolas dos Territórios do Pacto por um Ceará Pacífico, com o IA provendo formação específica, acompanhamento e orientação mensais para essas escolas. O IA inovou ao incluir no itinerário propostas de oficinas que estimulam uma cultura de paz, bem como a formação dos professores sobre os fluxos de enfrentamento das violências nas escolas inseridas nos territórios de Fortaleza.

Programa Aprendiz – No âmbito da sexta ação, foram apresentados os resultados parciais relacionados à primeira fase do Programa Aprendiz: a elaboração de 200 horas de planos de aula; a contratação de professor específico para a formação teórica; e 4 turmas em funcionamento, atendendo a 77 alunos de 5 escolas, sendo 60 com contrato. Para 2020, há a previsão de 6 novas turmas em um modelo de formação de 15 meses.

Programa InteliGENTES
– A última macroação abordada durante o encontro foi o Programa InteliGENTES – desenvolvimento de múltiplas inteligências e competências socioemocionais para o Fundamental – que inicia suas atividades em 2020. A iniciativa prevê o desenvolvimento da Proposta Pedagógica para 13 municípios da CREDE 8, no Maciço de Baturité, abrangendo 96 escolas e 200 professores/técnicos e aproximadamente 13.700 beneficiados no 1º ano de implementação.

Em 2019, o IA iniciou o desenvolvimento do material estruturado e estará, em 2020, fazendo a formação e monitoramento das escolas da CREDE 8. Em negociação com a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COPEM), ficou acertado que já neste 1º ano de implementação a proposta também seria levada a 70 escolas das demais CREDEs. O IA fará a formação destes professores, que serão acompanhados por técnicos locais.


"A reunião foi um importante momento de alinhamento das ações realizadas em parceria com o Instituto Aliança, a partir da avaliação do que já construímos até agora e como daremos continuidade em 2020. É muito interessante perceber a maturidade dessa parceria, como as iniciativas estão se consolidando e abrindo espaço para ampliar o escopo, como é o caso de levarmos a experiência com o ensino médio para o ensino fundamental, em regime de colaboração, com o Programa InteliGENTES. É muito importante para nós contarmos com o trabalho sensível e engajado do IA para avançarmos no desenvolvimento de uma educação integral e de cada vez mais qualidade em nosso Estado", avaliou Iane Nobre, da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio – COGEM/SEDUC.
 
 
 
 

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